top of page
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Chinchilas

A chinchila é um roedor nativo das montanhas áridas da América do Sul. Existem duas espécies, sendo a Chinchilla laniger a que é adotada como animal de estimação. As chinchilas têm a particularidade de serem praticamente inodoras e relativamente fáceis de cuidar, pelo que constituem uma excelente opção como animal de estimação.

 

As chinchilas são animais dóceis, inteligentes, que rapidamente criam uma relação com o dono, reconhecendo-o. Como são animais de hábitos nocturnos, preferem sair de noite e são mais activos durante esse período. Devido ao seu temperamento tranquilo e tímido são animais de estimação mais apropriados para adultos e não para crianças pequenas. Para domesticar uma chinchila, deve utilizar um sistema de treino progressivo com base em recompensas. Chinchilas juvenis com três a quatro meses, já habituadas à manipulação são mais fáceis de domesticar.

Ao pegar numa chinchila é importante nunca a segurar pela cauda, orelhas ou pelo. Deve-se apoiar os membros posteriores com uma mão e os membros anteriores com a outra. 

 

São animais bastante sociáveis e ativos. Embora possam viver sozinhas, apreciam o contato com roedores da mesma espécie. Regra geral, pares do mesmo sexo não vivem bem em conjunto, mas um macho castrado convive bem com uma fêmea. Relativamente a outras espécies, pode haver conflito ao juntar chinchilas e gatos pois o felídeo pode considerar a chinchila uma presa. Mesmo que o gato tenho uma personalidade pacífica, é importante não deixar a chinchila com o gato sem supervisão.

 

ALOJAMENTO:

A chinchila necessita de uma gaiola com espaço suficiente para não se sentir confinada. As dimensões da gaiola devem ser aproximadamente de 2 x 2 x 1 metro (comprimento x largura x altura). Preferencialmente a gaiola deve ser feita de metal não pintado, pois se for construída com madeira ou plástico há o risco da chinchila a roer.

Como as chinchilas apreciam saltar e escalar, recomenda-se uma gaiola com múltiplos níveis. É importante ainda que esta tenha uma caixa de madeira (que sirva para esconderijo e local para a chinchila dormir), uma roda de exercícios e um recipiente de areia para banho. 

O bebedouro e comedouro devem estar presos às grades laterais da gaiola, para evitar que a chinchila urine na comida e na bebida ou que entorne o seu conteúdo. Relativamente ao substrato para colocar no fundo da gaiola, pode-se usar material orgânico próprio ou aparas de madeira. Desaconselha-se aparas de cedro, assim como areia de gato.

É importante que a gaiola seja colocada num sítio tranquilo da casa, onde não receba luz direta do sol, afastada de correntes de ar. Estes roedores são extremamente sensíveis a temperaturas elevadas, não devendo estar sujeitos a temperaturas superiores a 25 ºC. A temperatura ideal para a chinchila situa-se entre 10 a 20º C. Relativamente à humidade do ar, deve-se também evitar humidade elevada.

 

ALIMENTAÇÃO:

As chinchilas devem ser alimentadas em horário regular, preferencialmente no início da noite (antes do pico de atividade) e de manhã. Como são animais herbívoros, com dentição com crescimento contínuo, a base da sua alimentação deve ser o feno, o qual deve estar sempre disponível. Este alimento rico em fibra é fundamental para prevenir problemas digestivos e dentários.

Deve-se fornecer ração própria para a espécie, mas tendo o cuidado de não sobrealimentar o animal. É conveniente fornecer apenas uma a duas colheres de sopa por dia, acessível durante um curto período de tempo (cerca de quatro horas). 

Relativamente a frutas e legumes, pode-se dar pequenas porções, uma a duas vezes ao dia.

O alimento deve ser renovado diariamente e os restos de comida retirados da jaula. Qualquer mudança da dieta deve ser feita gradualmente. 

A água deve estar sempre disponível, devendo ser renovada todos os dias. Os bebedouros de pipeta são uma ótima opção, devendo-se vigiar se não entopem. 

 

HIGIENE:

Nas chinchilas não se dá banho com água. No seu habitat natural estes roedores esfregam-se em pó da montanha, pelo que em cativeiro necessitam de uma “areia”, muito fina, de modo a tirar a gordura e sujidade do pêlo. A areia referida não é a típica areia mas sim carbonato de cálcio, que pode ser adquirida nas lojas de animais, como a nossa. Uma pequena quantidade da areia (cerca de 2 a 3 cm) deve ser colocada num recipiente resistente, suficientemente grande que permita à chinchila rebolar. Para evitar sujar a gaiola e o meio circundante com areia, pode-se optar por recipientes fechados.

A chinchila deve ter acesso ao banho 10 a 15 minutos, 3 a 4 vezes por semana, de preferência à noite. O recipiente não deve estar permanentemente na gaiola, sendo importante manter a areia do banho limpa e livre de detritos e fezes. Deve-se ainda evitar banhos prolongados pois estes promovem pele seca, doenças respiratórias e conjuntivite. Se o pêlo estiver oleoso, pode-se aumentar a frequência de banhos.

No que diz respeito à higiene da jaula, bebedouro e comedouro, aconselha-se que estes sejam lavados pelo menos semanalmente. Deve-se ter o cuidado de não utilizar na limpeza nenhum químico potencialmente tóxico. Os restos de alimento e excrementos devem ser retirados diariamente da gaiola. O substrato da gaiola deve ser substituído de 2 em 2 dias.

 

CUIDADOS:

As chinchilas precisam de exercício com regularidade, devendo passear fora da gaiola diariamente. O espaço para o passeio deve ser adequado, sendo importante evitar a presença de produtos tóxicos, fios eléctricos, pequenos refúgios onde se possam esconder e objecto valiosos que possam roer.

Para manter a saúde oral e evitar problemas comportamentais, deve-se fornecer brinquedos apropriado para a chinchila roer. O mais aconselhável é que sejam à base de madeira sem químicos. Deve-se ter cuidado para não escolher brinquedos que contêm partes de plástico ou metal. 

As chinchilas vivem em média entre 8 a 10 anos e atingem a maturidade sexual entre os 7 e os 10 meses de idade. 

Por último relembramos que neste momento a Pets R Us, só tem chinchilas por encomenda.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page