top of page

Hamsters Russos

Os hamsters são uma das espécies de roedores, que são bastante activos e brincalhões, mas como têm hábitos crepusculares, a sua maior actividade ocorre durante o amanhecer e o anoitecer, evitando na natureza os predadores diurnos. Tal como outros roedores, os hamsters possuem dentes de crescimento contínuo, que necessitam de ser constantemente desgastados. Para o efeito, são também conhecidos como animais de grande apetite, que comem “tudo” o que lhes aparece pela frente.

Possuem audição e olfactos muito apurados, mas em contrapartida a visão é pouco desenvolvida. Nascem cegos e, quando adultos, não conseguem ver mais longe do que alguns centímetros em frente ao seu nariz. Isto faz com que um hamster não se aperceba do perigo de cair de grandes alturas, pelo que gaiolas altas com vários níveis são desaconselhadas.

 

O hamster anão russo é bastante sociável e pouco territorial, o que significa que pode viver no mesmo espaço com outros hamsters da mesma raça. No entanto, será melhor se forem da mesma ninhada, estiverem juntos desde o nascimento e do mesmo sexo. Só se devem manter na mesma gaiola dois hamsters que conviveram juntos desde pequenos, pois um hamster ao ficar numa gaiola sozinho demarca o seu território e poderá entrar em atrito com qualquer novo “morador”. Da mesma forma, hamsters que foram separados não se podem voltar a juntar, pois alteram as suas características odoríficas e o reagrupamento leva a lutas entre os mesmos. Esta é uma das principais razões para as lojas de animais não aceitarem a devolução de hamsters.

Dada a sua curta expectativa de vida (dois a três anos), deve adquirir-se um animal jovem (o ideal é perto das 5 semanas).

Um hamster saudável e que não contacte com outros roedores selvagens (ratos domésticos, ratazanas, etc.) não necessita de vacinação ou desparasitação. No entanto são animais muito sensíveis e quando adoecem, rapidamente a situação pode evoluir de forma fatal, pelo que não se deve adiar a procura de um veterinário, sempre que se suspeite de doença.

Normalmente as fêmeas são mais ativas do que os machos, mas também mais ariscas. Podem inclusivamente ter mais tendência a morder o dono, quando não são manuseadas com algum cuidado. Pelo contrário os machos tendem a ser mais calmos, mais tolerantes, mas também mais preguiçosos e dorminhocos.

HIGIENE:

Os hamsters são animais muito asseados, 80% do tempo que passam acordados é dedicado à sua higiene pessoal e é um espetáculo encantador observar uma sessão de limpeza, pois realizam-na com tal minúcia e pormenor que nenhuma região do seu corpo escapa, inclusive atrás das orelhas.

Assim sendo, apenas temos de cuidar da higiene do seu espaço. A gaiola deve ser limpa pelo menos de duas em duas semanas. Recomenda-se a lavagem de todos os acessórios, tendo o cuidado de usar detergentes ou sabão neutro e enxaguar muito bem, para que não fiquem resíduos.

Os hamsters não apreciam que o seu ninho seja mexido, no entanto deve verificar-se o estado das provisões aí guardadas, por forma a evitar a formação de bolores e fungos, que podem causar graves doenças (como a diarreia, por exemplo).

A água deve ser mudada com frequência, bem como o litter do WC, por forma a evitar cheiros desagradáveis.

ALOJAMENTO:

O hamster é um animal muito sensível às variações de temperatura, pelo que o ideal será colocar a sua gaiola numa zona da casa onde a temperatura oscile entre os 20ºC e os 24º C, longe de correntes de ar. A exposição solar directa ou a uma luz muito intensa deve ser evitada. De preferência a gaiola deve ser colocada num local calmo durante o dia (sendo animais nocturnos, tendem a dormir a maior parte do dia).

Existem diversos modelos de gaiolas, desde o mais simples ao mais elaborado. Pode ser de grades ou toda em acrílico com pequenos respiradores (as últimas são particularmente indicadas para as espécies de hamsters mais pequenas ou quando se pretende fazer criação). 

As gaiolas podem ter um só nível ou vários patamares. Se se optar pelo segundo tipo, deve ter-se o cuidado para que a altura entre os patamares não ultrapasse os 20 a 25 centímetros, pois os hamsters, apesar de grandes atletas, são muito sensíveis a quedas de alturas mais elevadas.

A gaiola deve ser espaçosa por forma a permitir a organização de várias áreas:

  • Casa de banho

  • Abrigo/Espaço para dormir 

  • Zona para alimentação e água – O comedouro deve ser largo, uma vez que os hamsters adoram comer sentados em cima da comida e o bebedouro tipo pipeta.

  • Zona de exercício – Sendo grandes atletas, uma rodinha é essencial e podem ainda colocar-se algumas escadas ou tubos, que eles costumam adorar.

O fundo da gaiola deve ser revestido por uma camada de material absorvente. Existem muitos tipos de materiais disponíveis para este efeito (litter, aparas de madeira, etc).

Deve ainda ser fornecido um material suave, para que o hamster torne mais acolhedor o seu ninho.

ALIMENTAÇÃO:

Os hamsters adoram acumular reservas de alimento, que transportam para os seus esconderijos numas bolsas que possuem na boca e que, quando cheias, lhes dão um ar muito patusco.

Alimentam-se basicamente de grãos, frutas, raízes, queijos e no seu habitat natural, de larvas e pequenos insectos. Existem no mercado inúmeras rações equilibradas, por forma a fornecer todos os elementos necessários a uma alimentação correcta. 

Pode-se oferecer pequenas quantidades de fruta ou vegetais, que eles muito apreciam (maçã, pêra, banana, uvas, cenoura, amendoins, passas, nozes (miolo), etc) e também queijo ou ovo cozido. No entanto, estes “mimos” não devem ser oferecidos sistematicamente, mas sim ocasionalmente e como forma de recompensa ou guloseima, por forma a evitar que o hamster engorde demais.

Para evitar doenças, devem-se evitar alguns alimentos: alface, tomate, pêssego, ramas de verduras, alimentos congelados ou de conserva.

Deve ainda fornecer-se ao hamster alimentos duros (verduras em madeira ou blocos de minerais) de forma a permitir um desgaste saudável dos seus dentes, que durante toda a sua vida nunca param de crescer. Existem várias opções e marcas disponíveis.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page