top of page

Tartaruga Corcunda do Mississípi

A Tartaruga Corcunda do Mississípi (Graptemys pseudogeographica kohni) pode ser encontrada nas regiões banhadas pelo rio Mississípi, mais propriamente nos Estados de Lousiana, Texas, Kansas, Indiana, Illinóis e Missouri. Estas tartarugas habitam rios ou cursos de água com corrente moderada. Ótimas nadadoras, chegam mesmo a viver em zonas de corrente rápida ou com um leito profundo. Gostam de cursos de água com vegetação aquática e até mesmo com alguns troncos a flutuar na superfície, para onde geralmente sobem para apanhar banhos-de-sol. Passam a maior parte do tempo na água, onde inclusivamente se alimentam. 

 

A Tartaruga Corcunda do Mississípi é identificada através da mancha de coloração clara que tem na zona superior ao olho, impedindo que as riscas amareladas que lhe percorrem o corpo cheguem a tocar no olho. O olho da Tartaruga Corcunda do Mississípi é branco. 

As fêmeas são geralmente maiores do que os machos. Enquanto as fêmeas rondam os 18/25 cm, os machos raramente atingem os 20 cm.

A Tartaruga Corcunda do Mississípi é bastante tímida, mas dá-se bem com outras tartarugas da mesma espécie, desde que o espaço do alojamento seja proporcional ao número de tartarugas. Os comportamentos agressivos verificados nesta espécie são sobretudo demonstrados pelos machos, quando competem pela mesma fêmea ou quando tentam forçar o acasalamento com uma fêmea. 

Ativa durante o dia, faz contudo grande parte da sua vida dentro de água. Ao contrário de outras tartarugas semi-aquáticas, não passa muito tempo a apanhar banhos-de-sol e é por isso mais raro vê-la fora de água. Hiberna em recinto, uma vez que ao ar livre a temperatura do corpo consegue atingir os 36º.

AQUÁRIO:

Apesar de passar parte do tempo na água, a Tartaruga Corcunda do Mississípi necessita de um local seco onde possa apanhar banhos-de-sol e secar-se completamente. Daí que o alojamento adequado para estes animais seja um aquaterrário, constituído por uma parte seca e outra com água.A zona seca deve ser suficientemente grande para que toda a tartaruga esteja fora de água. Durante os banhos de sol a tartaruga deve ser capaz de se secar completamente. Esta parte pode ser composta por madeira marítima ou pedras lisas, sem arestas bicudas, por exemplo. A zona aquática pode ser profunda, pelo menos para as tartarugas adultas, uma vez que estes animais adoram nadar. Para as tartarugas jovens, não é de todo desadequado uma zona profunda, mas devem ter acesso a uma zona de água onde consigam retirar a cabeça fora de água apoiando as patas. Para tornar o habitat mais natural e agradável para estas tartarugas, pode incluir objectos flutuantes, como pequenos troncos, e vegetação aquática.A água necessita de aquecimento e um termóstato é aconselhável. Deve ser criado com a ajuda de lâmpadas um gradiante térmico no aquaterrário, ou seja, deve ser colocada uma lâmpada numa extremidade para que haja uma zona quente e outra fria. 

ALIMENTAÇÃO:

A tartaruga Corcunda do Mississipi é herbívora, mas com maior complemento de alimentos carnívoros do que é habitual.

Ao contrário do que é comum pensar-se, os camarões liofilizados (gammarus) não são uma alimentação adequada para a saúde e bem estar das tartarugas. Os camarões são um alimento pobre em nutrientes e vitaminas e só devem ser dados ocasionalmente como uma guloseima. A dieta destas tartarugas deve ser composta por:

 

  • Ração/sticks - Esta deve ser a base da alimentação de uma tartaruga. São granulados feitos especificamente para elas, com os valores nutricionais adequados. Existem produtos para tartarugas adultas e bebés. A sua utilização não dispensa o complemento de alimentos frescos.

  • Ração própria para gato - De preferência Light, deve dar-se ocasionalmente por causa da elevada quantidade de gordura e proteína;

  • Gammarus e Krill - Como já foi referido, deve dar-se ocasionalmente como goluseima.

  • Insectos - caracóis, gafanhotos, larvas da farinha, minhocas, grilos etc. Devem ser adquiridos nas lojas de animais (vivos ou enlatados), criados exclusivamente para fonte de alimento, uma vez que os insectos capturados da natureza podem não estar de boa saúde e transmitir algum vírus ou doença à tartaruga.

  • Peixe - Cru ou cozido (sem qualquer condimento ou sal). Devem ser, de preferência, peixes de água doce, como o salmão, truta, carpa, bogas, etc.

  • Fruta - Maçã, pêra, manga, melão, papaia, banana, uvas e morango são boas escolhas.

  • Legumes e vegetais - Cenoura e abóbora (cru ou cozida), ervilha, agrião, folhas de brócolos, couve portuguesa e folhas de beterraba são algumas das verduras indicadas para tartarugas.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page