top of page

Os Geckos de Crista (Rhacodactylus ciliatus) são nativos da Nova Caledônia, a cerca de 900 km a leste da Austrália, sendo o seu habitat natural a floresta tropical. Até 1994 pensavam-se extintos, mas hoje em dia são o animal de estimação de milhões de pessoas. São nocturnos e passam grande parte do seu dia escondidos entre os ramos e as folhas. No entanto, são dóceis e podem ser manuseados com cuidado, mas tendo um temperamento um pouco nervoso, não se aconselha a que andem de mão em mão, nem a movimentos bruscos para o tentar agarrar. No tamanho adulto medem cerca de 15 a 20 cm e chegam a durar 20 anos. Ao contrário da grande parte dos lagartos, o Gecko de Crista não tem capacidade regenerativa.

TERRÁRIO E MANUTENÇÃO:

Antes de mais o Geckos de Crista são territoriais, pelo que nunca deve colocar mais do que um macho no mesmo espaço. Pode colocar até 3 fêmeas com o mesmo macho, mas deve ter cuidados a sinais de bullying ou de stress.

Tendo em conta que são arborícolas, o terrário deve ser mais alto do que largo e deve estar decorado de acordo com o seu habitat natural, pelo que folhas, ramos e um esconderijo não devem faltar.

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO:

Sendo nocturno, o Gecko de Crista não necessita de iluminação artificial. No entanto não deve colocar o terrário ao sol, se bem que a luz indireta ajuda a criar o ambiente de noite/dia. Tendo em conta que vive em ambientes tropicais a temperatura deve rondar os 27/29ºC, podendo baixar ligeiramente durante a noite. Mantenha a humidade entre 70-80%.

ALIMENTAÇÃO:

Os Geckos de Crista têm uma alimentação simples. Comem essencialmente grilos e larvas, mas também podem comer alguma fruta, como pêssegos, damascos e bananas. Gostam de beber água a partir das folhas e decoração do terrário, mas se preferir também o pode borrifar uma ou duas vezes por dia. 

 Gecko de Crista

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page