top of page

Dragões de Água

O Dragão de Água Asiático (Physignathus cocincinus), também conhecido como Dragão de Água Chinês, é um lagarto que se tornou muito popular como animal de estimação, já que se adapta facilmente às pessoas, tem um comportamento calmo, é bastante inteligente e atento também. Mede cerca de 15 cm quando nasce e chega aos 90 cm em adulto (60 no caso das fêmeas), mas no seu meio natural pode alcançar mais de um metro.

Tipicamente vive nas florestas do sudoeste Asiático: Tailândia, Camboja, Laos e Vietname, mas ao contrário da maior parte dos répteis selvagens o dragão de água não é tão sensível às mudanças do seu habitat natural, podendo viver em campos de cultivo. No entanto estará sempre próximo da água, já que gosta de mergulhar para apanhar alimento, precisa de beber água e toma banho com gosto para hidratar a pele.
 

TERRÁRIO E MANUTENÇÃO:

Apesar da sua ampla tolerância, deve-se manter a temperatura por volta dos 20/30 graus, se bem que no Inverno aceita temperaturas um pouco mais baixas. A água é um elemento essencial. Estes animais gostam de tomar banho, pelo que deve existir uma banheira suficientemente grande para que caiba lá dentro e que fique com as costas submersas.  A água deve ser mantida limpa, já que eles fazem as suas necessidades nela.

Como gostam de trepar e de se camuflar, deve ser alto com cerca de 1 metro e conter ramos grossos onde se possam apoiar e folhas que simulem o seu habitat natural.

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO: 

Quando estes animais são jovens (até 1 ano de idade) devem de estar expostos a uma lâmpada de UV/UVB para que se desenvolvam convenientemente, para seu aquecimento podem ser usados tapetes ou serpentinas térmicas se bem que o ideal será o uso de uma lâmpada de aquecimento de 40 ou 60 Watts conforme o terrário. Os dragões de água podem ficar no exterior, já que suportam bem as diferenças de temperaturas, mas nesse caso é necessário proteger o terrário da geada, com acrílicos ou plásticos de estufa. No Verão deve ser sempre colocando à sombra.

ALIMENTAÇÃO:

A alimentação base destes animais são os insectos, como grilos e tenébrios, mas à medida que crescem convém adicionar proteína bruta à sua ementa como pequenos ratos, pedaços de codorniz ou um pequeno peixe de água doce. Também precisam de vitaminas pelo que podemos dar alimentos mais caseiros como banana, pêra ou maçã cortadas aos pedaços.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page