top of page

Gecko Leopardo

Os Geckos Leopardo (Eublepharis macularius) têm sido criados em cativeiro há mais de 30 anos e hoje é um dos lagartos mais comuns no mundo da herpetocultura. Estes animais podem apresentar diferentes cores, padrões e tamanhos. É um animal de manutenção relativamente fácil e acessível que pode viver mais de 20 anos. 

Em adultos os Geckos Leopardo costumam atingir entre os 20 e os 25cm de comprimento. Alguns exemplares das linhagens Giant (gigante) podem atingir cerca de 30cm.

De uma forma geral os Geckos Leopardo são animais com um temperamento fácil e reagem bem ao manuseio. Habituam-se ao seu tratador podendo facilmente comer de uma pinça ou até mesmo diretamente da sua mão. Ao manusear o seu gecko deve ser o mais gentil possível e fornecer-lhe sempre uma boa forma de apoio para este se sentir seguro. Falando de animais é impossível ter 100% controlo sobre tudo o que com eles se relaciona, deve estar sempre atento pois o gecko pode saltar da sua mão. Em algumas situações é preferível deixar o animal cair do que agarrá-lo pela cauda pois esta pode soltar-se facilmente. Se a cauda cair volta a crescer mas com um aspecto diferente (regenerado).

TERRÁRIO E MANUTENÇÃO:

O terrário deve ter espaço suficiente para colocar 2 ou 3 esconderijos e ainda proporcionar ao animal algum espaço livre para se movimentar e colocar os recipientes de comida e água. Para manter um ou dois exemplares adultos (nunca dois machos) recomendamos um terrário com uma largura entre os 60 e 80cm, no entanto é possível manter estes animais em espaços de dimensões inferiores. Para um exemplar bebé/jovem é recomendado um espaço inferior a 60cm de largura.

O substracto deve ser o mais seguro possível tendo em conta os hábitos destes animais. Evite areias e substractos soltos que o gecko possa ingerir. Entre os possíveis problemas, os mais comuns são a impactação intestinal causada pela ingestão de substracto (muitas vezes mortal) e o "atrofiamento" das mudas de pele causado pela acumulação de areias particularmente na zona dos dedos (poderá perder pontas de dedos ou até mesmo dedos completos). 

Deve considerar um esconderijo húmido, este esconderijo ajudará o seu Gecko a mudar a pele com sucesso e deverá estar entre a zona quente e a zona fria do terrário. No seu interior deverá conter um substracto húmido como por exemplo Húmus de coco.

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO:

O terrário deve ter locais de diferentes temperaturas. Deve existir uma zona mais quente a cerca de 30/32ºC (onde se encontra a fonte de aquecimento) e uma zona mais fria na outra extremidade do terrário para possibilitar que o animal faça a termorregulação. Para isso use lâmpada de cerâmica, tapete ou cabo de aquecimento ligados a um termóstato que controlará a temperatura desejada na zona mais quente.
Os Geckos Leopardo são animais de hábitos maioritariamente nocturnos e por isso não será necessário o uso de lâmpadas de iluminação especial. Mantenha o terrário numa divisão da sua casa onde exista uma janela para que o animal possa ter noção do ciclo dia/noite (que neste caso será igual ao seu). Evite que o terrário receba luz directa afastando-o da janela. 

ALIMENTAÇÃO:

Os Geckos Leopardo alimentam-se diáriamente de insectos vivos. Dê uma alimentação variada à base de grilos e tenébrio e complete-a com zophobas, baratas etc.
Deve ser utilizado regularmente um suplemento vitamínico e de cálcio + Vitamina d3, por exemplo de 3 em 3 dias polvilhado sobre os insectos.
Todo o alimento deve ser criado em cativeiro para evitar parasitas e outros problemas causados pelo mundo exterior, deve por isso comprar o alimento vivo e ter sempre alimento disponível para dar diariamente ao seu animal.
Um recipiente com água limpa deve estar sempre presente, certifique-se que usa um recipiente que o gecko não consiga virar.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page