top of page

Falso Sapo Tomate

O Falso Sapo Tomate, Dyscophus guineti, é uma das três subespécies do sapo tomate. Esta espécie é a mais abundante das três e pode ser encontrado na natureza em Madagáscar ou em cativeiro no  mundo inteiro. 

Os machos têm uma cor mais alaranjada,  ao passo que as fêmeas apresentam um corpo mais redondinho e vermelho viscoso. Também são consideravelmente maiores que os machos, já que elas chegam aos 8-10 cm enquanto eles não costumam passar dos 5-6 cm.

 

Não é um animal de estimação que se possa manusear, já que ele não gosta do contacto e quando se sente ameaçado, incha o seu corpo e pode lançar uma substância viscosa. Não é fatal mas é tóxica e pode causar alergia, principalmente se entrar em contacto com os olhos, boca e nariz.

TERRÁRIO E MANUTENÇÃO:

Os sapos não necessitam de muito espaço para viver e podem viver em conjunto. O importante é que o terrário tenha sempre uma tampa ou um respirador que permita o ar circular.

 

Não se esqueça de preencher a base do terrário com substrato. Não precisa de ter uma grande altura, 3 cms é o suficiente, mas convém que seja natural e que o possa encontrar no seu habitat de origem. Fibra de cacau, casca de árvore ou húmus de coco, são algumas opções. Coloque também umas folhas, alguns ramos pequenos e um recipiente com água.

TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO:

O Falso Sapo Tomate, vive num ambiente húmido e quente, pelo que deve manter tanto a humidade como a temperatura de acordo com o seu habitat natural. Se o borrifar 2 a 3 vezes por dia, consegue facilmente manter os níveis de humidade entre os 70 e 80% que ele necessita.

 

Uma placa de aquecimento na base do terrário é a melhor forma de manter o ambiente morno, que deve rondar os 26ºC. No caso do Falso Sapo Tomate não se aconselha a utilização de uma lâmpada de aquecimento, já estas podem gerar demasiado calor e secar a pele do sapo.

Por último, será necessário também uma luz UVB que deve funcionar 8 horas por dia, pois a exposição ao UVB ajuda o sapo a absorver e processar minerais e realça o tom da sua pele. Por outro lado uma excessiva exposição à luz pode secar a pele, pelo que convém que possa programar esta luz apenas para as horas necessárias.

ALIMENTAÇÃO:

 

O Falso Sapo Tomate deve ser alimentado com a maior variedade de alimentos possíveis, dentro da sua dieta alimentar, de forma a conseguir fornecer-lhe maiores proções de vitaminas e minerais. Grilos, minhocas e pequenas baratas, são alguns alimentos que devem fazer parte da sua dieta com frequência, mas também alguns legumes como couve repolho e brócolos.

Pets R Us - Loja de Animais na Malveira
bottom of page